GESNERIACEAE

Paliavana tenuiflora Mansf.

Como citar:

Solange de Vasconcellos Albuquerque Pessoa; Tainan Messina. 2012. Paliavana tenuiflora (GESNERIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

476.139,872 Km2

AOO:

312,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Ocorre nas regiões Nordeste (Paraíba, Pernambuco, Bahia) e Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo) (Araujo; Chautems, 2010).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Solange de Vasconcellos Albuquerque Pessoa
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?Espécie de distribuição média com EOO de 397.865,3 km². De acordo com o especialista a espécie é mais frequente nos Campos Rupestres da Bahia, Paraíba e Pernambuco e bem menos frequente em Minas Gerais e Espírito Santo. A espécie está presente em algumas unidades de conservação (SNUC) nestes Estados.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: De maneira geral é uma espécie bastante frequente nos Campos Rupestre da Bahia até a Paraíba, mas é mais rara no Espírito Santo e em Minas Gerais (Chautems, com. pess.). Pitrez (2006) encontrou nove indivíduos no inselbergue da Pedra do Santo Antônio, PB (em 250 m² de unidade amostral em uma área de aproximadamente 2 hectares) (estimativa de 360 indivíduos no inselbergue todo).Conceição; Pirani (2007) encontraram quatro indivíduos em 800 m² de unidade amostral no afloramento da Cachoeira da Fumaça (Chapada Diamantina) (Não há informação da área total dessa localidade).Ferreira; Viana (2010) trabalharam com a biologia da polinização de 15 plantas diferentes da espécie (não há informação sobre unidade amostral e tamanho do Parque Municipal de Mucugê, BA).Há dois indivíduos na Pedra do Guariba e 12 indivíduos na Pedra Cabeça de Velho no Platô de Borborema (PE) amostrados em 15 m² de unidade amostral em cada localidade. A Pedra de Guariba possui 4.000 m² e a Cabeça de Velho, 3.500 m² (Gomes; Alves, 2010). Entretanto a espécie ocorre em ilhas de vegetação, não sendo adequado estimar a área de ocupação da mesma nos locais estudados.

Ecologia:

Biomas: Caatinga, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre em capoeiras, com espécies arbustivo-arbóreas e vegetação ruderal (Pitrez, 2006) e em Campos Rupestres (Ribeiro-Filho et al. 2009).
Habitats: 4 Grassland
Detalhes: É uma espécie encontrada em Caatinga e Mata Atlântica (Araujo; Chautems, 2010), em em capoeiras, com espécies arbustivo-arbóreas e vegetação ruderal (Pitrez, 2006) e em campos rupestres (Ribeiro-Filho et al., 2009). A espécie possui 28 cromossomos, pequenos, de morfologia difícil de ser definida (Pitrez, 2006). P. tenuiflora se encaixa na síndrome de polinização por abelhas e, de fato, é polinizada por Bombus brevivillus. Entretanto, o beija-flor Phaethornis pretrei pode ser considerado polinizador ocasional, devido a seu comportamento e a baixa freqüência de visitas (Ferreira; Viana, 2010).

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.4.3 Tourism/recreation
O turismo é uma ameaça no município Brejo da Madre de Deus, PE (Lima, 2006).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
O Inselbergue Pedra de Santo Antônio é um afloramento utilizado para visitação de religiosos e em conseqüência disso, apresenta parte do seu entorno totalmente descaracterizada, inclusive com construções. A área restante do entorno é composta por capoeiras, com espécies arbustivo-arbóreas e vegetação ruderal (Pitrez, 2006).

Ações de conservação (4):

Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
Encontrada nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Parque Ecológico João Vasconcelos-Sobrinho, PE (Rodal; Sales, 2007); Parque Nacional da Chapada Diamantina, BA (Ribeiro-Filho et al., 2009) e Parque Nacional de Mucugê, BA (Ferreira; Viana, 2010), entre outras (CNCFlora, 2011).
Ação Situação
5.7 Ex situ conservation actions on going
Registro de cultivo da espécie (http://www.burwur.net/sinns/5tenMain.htm; acesso em 12/7/2012).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora de Minas Gerais(COPAM-MG, 1997).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora do Espírito Santo(Simonelli; Fraga, 2007).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
​Utilizada para a elaboração de híbridos com outras espécies (http://www.gesneriadsociety.org/ir_ges/descriptions/IR06984.htm http://www.burwur.net/sinns/5tenMain.htm; acesso em 12/7/2012).